Cidades

Alagamentos tomam conta das ruas de Niterói e São Gonçalo

Publicada às 13h15. Atualizada às 16h28

Imagem ilustrativa da imagem Alagamentos tomam conta das ruas de Niterói e São Gonçalo
|  Foto: Foto: Marcelo Tavares
População precisou se esconder da chuva e dos alagamentos. Foto: Marcelo Tavares

A forte chuva que atinge o estado do Rio de Janeiro desde a tarde deste domingo (31) causa transtorno em Niterói e São Gonçalo. Na manhã desta segunda-feira (1º), diversos pontos de alagamentos foram encontrados nas cidades.

Em São Gonçalo, os motoristas devem ter a atenção redobrada. Na RJ-106, há um bolsão d'água na altura do retorno do bairro Rio do Ouro, na pista sentido Maricá, e há lentidão no trânsito, já que os veículos estão tendo que reduzir a velocidade para trafegar pelo trecho.

Em Neves, trechos da Avenida Paiva, que é uma das principais da região, desapareceram por conta da quantidade de água. As ruas de acesso também ficaram alagadas.

"Aqui sempre foi assim. É uma vergonha! O poder público não faz nada por nós. Entra prefeito e sai prefeito e aqui fica a mesma coisa", desabafou o mecânico Luiz Antônio.

No Paraíso, moradores relataram nas redes sociais que a Rua Visconde de Itaúna também está completamente alagada.

Procurada, a Subsecretaria de Defesa Civil de São Gonçalo informou que não recebeu registro de deslizamento, nem ocorrências em decorrência das chuvas nesta segunda-feira (1°). No entanto, ás 15h, o órgão recebeu uma ocorrência de desabamento de edificação no bairro do Jardim Catarina.

A Defesa Civil reforçou que está realizando vistorias emergenciais e segue monitorando os próximos períodos de chuva na cidade, devido ao estágio de observação em que se encontra o município.

Niterói

Em Niterói, o Barreto registrou alagamentos. Na Rua Craveiro Lopes, um rio transbordou e a água ficou no nível da via. Alguns veículos menores se arriscaram a passar pelo trecho, mas a maioria optou por fazer a volta.

Na Rua Luiz Palmier, no mesmo bairro, dois bueiros localizados em frente a Escola Municipal Altivo Cesar estavam entupidos e colaboraram para a formação do bolsão de água.

"Moro aqui há quatro anos e todas as vezes que chove é assim. A gente já não aguenta mais. Tive que pisar nessa água e só vou poder me lavar quando chegar no trabalho", disse o entregador Henrique Oliveira.

Na Engenhoca, também na Zona Norte de Niterói, a Rua Coronel Guimarães também ficou intransitável, devido a grande quantidade de água.

Na Zona Sul de Niterói, uma publicação nas redes sociais relatava que os bueiros da Rua Otávio Carneiro, em Icaraí, estavam entupidos e a via alagada.

No Ingá, moradores da Rua Doutor Paulo Alves também se queixaram dos bolsões de água.

Deslizamentos

A Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia de Niterói informou que foi acionada para duas ocorrências de pequenos deslizamentos, um em Santa Bárbara, outro no Cubango. Equipes estão nos locais para avaliar a situação. Não há registro de vítimas.

O município entrou em estágio de atenção na manhã desta segunda. Em caso de emergência, é possível ligar para os telefones 199 ou 2620-0199. A Defesa Civil conta com plantão 24h de monitoramento meteorológico, com envio detalhado de informações sobre a previsão do tempo e de avisos através do aplicativo Alerta DCNIT, SMS (40199) e grupos no WhatsApp.

Previsão do tempo

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), nesta segunda-feira (1º) a cidade de Niterói terá céu encoberto com pancadas de chuvas e trovoadas isoladas. A temperatura máxima é de 24ºC e mínima de 21ºC. Em São Gonçalo não é diferente, o céu também ficará encoberto com pancadas de chuvas e trovoadas isoladas. A máxima também será será de 24ºC e mínima de 21ºC.

< ‘Mulher-Gato’ conquista o coração de líderes do tráfico da Maré Poluição da Baía de Guababara e das lagoas de Niterói monitoradas por barco autônomo da UFF <